O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!

*criado em junho/2010

5.5.14

uma pausa


presentinho piada-pronta, porque saber rir também faz muito bem


Engraçado que desde que fiz algumas pequenas mudanças na minha vida, tenho entrado no grupo dos "naturebas". Ouvindo aquelas piadinhas todas e discussões descabidas sobre vegetarianismo, veganismo e "as pobres alfaces?".
Eu costumo levar na brincadeira e sorrir a cada uma dessas incertas. Mas, na verdade eu nem mesmo me encaixo nesse barco.
Não sou vegetariana de fato, só pra começo de conversa. Cortei as carnes da minha rotina mas, fiquei com os peixes e frutos do mar (nascida e criada em beira de praia!). Cortei o leite da minha dieta mas, fiquei com os queijos, manteiga e outros derivados.
A questão aqui tem dois pontos primordiais: a falta de grana e o redução de consumo de produtos industrializados. E não por só uma mas, por um conjunto de outras razões.
A saúde, a crueldade da indústria com os animais, com a terra, o excesso de poluentes e de ingredientes nocivos a nossa saúde, a compensação de algumas outras atitudes e vícios nada sustentáveis (...), a exploração da mão de obra humana, os superfaturamentos, o excesso de impostos, o enriquecimento dos empresários às nossas custas, fornecendo alimentos de baixa qualidade...e muito mais nesse ciclo!
Acabei namorando muito a culinária vegana para aprender a usar alimentos em sua forma natural, integral, evitar o desperdício e entender que a alimentação orgânica também não é só a libertação dos agrotóxicos mas, toda uma rede de consumo consciente, agricultura familiar que se fortalece. Além do mais, a feira que eu faço hoje é infinitamente mais econômica e farta do que as compras em supermercados.
Ainda assim, se chego na casa de alguém que me oferece a galinha ou o ovo que acabou se pegar no quintal, não me faço de rogada.
O alimento tem muitos outros valores envolvidos. Desde de sua origem até o preparo, são etapas que envolvem o trato, a dedicação, o cuidado, a gentileza de compartilhar. Não é só matar a fome não.
Espero que isso esclareça aos piadistas de plantão que a piada aqui não cola...sorry!
Enfim, é só um desabafo de quem escolheu não escolher um time mas, olhar de forma diferente o que me cerca.

Nenhum comentário: