O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!

*criado em junho/2010

Tecendo na Cozinha




Tem uns dias que a geladeira e a despensa ficam desertificadas. Pra esses dias, nada de dieta do ar. Coloca a mufa pra queimar um pouquinho que alguma coisa sai.
Na minha geladeira rolava o "rest dontée" da lentilha, uma batata inglesa, um saquinho de castanha do Pará, salsinha orgânica e limão.
Daí então a ideia: Hambúrguer de lentilha
Batata Rústica
Maionese de Castanha de Caju com Salsinha!
Vamos as receitas?

Hambúrguer de Lentilha
Ingredientes
1 xícara de lentilha cozida (a minha já tava temperada)
Sal a gosto
(usei gersal) 
3 dentes de alho 
3 colheres de azeite de oliva extra virgem 
Farinha de rosca* 
(bati no liquidificador umas torradas que ficaram de bobeira)
Aproximadamente 5 colheres de sopa de farelo de aveia 
(usei farelo de trigo que era o que tinha)
Temperinhos
 Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes (menos as farinhas) no processador. 
Acrescentar o farelo de aveia e a farinha de rosca o suficiente para formar uma massa consistente para se fazer o bolinho.
Finalizar na grelha ou fritar com pouco óleo.
(foi pro forno!)
*Receita adaptada daqui ó: http://veganismoblogueiro.wordpress.com/
Maionese de Castanha
Ingredientes

1/2 xícara de castanhas-de-caju demolhadas por uns 30 minutos em água filtrada

Água filtrada suficiente para bater até obter um creme

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sumo de limão a gosto (usei o limão siciliano que era o que tinha e é mais suave)
Sal a gosto (gersal)
1 dente de alho pequeno
***Adicionei salsinha (orgânica) e fiz uma maionese verdinha!

Preparo
Escorra bem a água das castanhas e leve ao liquidificador junto com o dente de alho. Coloque um pouco de água filtrada, o suficiente para poder bater (sugiro que vá colocando a água aos poucos e batendo sempre para não correr o risco de colocar mais água do que o necessário). Acrescente o azeite aos poucos batendo sempre. Adicione o limão e o sal. Caso queira, acrescente mais algum tempero de sua preferência (sugiro fazer um creme de maionese mais básico e depois usar para fazer pastinhas acrescentando azeitonas, alho, cebolinha, ervas, pimentões, etc. Guarde em vidro tampado na geladeira. Pode ser usada por aproximadamente 5 dias.
Receita do http://www.cantinhovegetariano.com.br/
Batatas Rústicas
Corte uma batata (de qualquer tipo) em pedaços médio e com a casca (lave bemmm lavada)
Coloque numa panela com água para cozinha de leve
Enquanto isso, faça um preparo de temperos. Eu usei:
lemon pepper, curry, pimenta do reino, pimenta branca, noz moscada, gersal, alecrim seco e pimenta rosa seca. Ainda usei o restinho do farelo de trigo que não foi usado. Mistura tudo.
Quando a batata estiver quase cozida, tire do fogo, escorra bem e jogue numa assadeira com esse preparado e forno. Quando estiverem assadinhas, estão prontas!
Uma saladinha verde pra acompanhar e pronto, um rango gostoso, sem crueldade, sem desperdício e feito por você!
Bom apetite!







Um substituto para o sal (iodado ou marinho) é o gersal. Um tempero a base de gergelim. Além de mais saudável, a semente do gergelim contém vitaminas do complexo B e vitamina E,  é rica em manganês, cobre, cálcio, fósforo e ferro. E ainda possui propriedades que ajudam a combater bactérias e vírus na boca e na garganta.
"O único problema é que além de ser um pouco calórico (é composto basicamente de óleo), o gergelim é rico em fibras insolúveis e o excesso pode até agredir as paredes do intestino. É aconselhado ser incluído em todas as refeições diariamente, mas moderação é a palavra-chave: por isso o gersal pode ser uma boa opção. Para crianças que preferem a semente, uma leve polvilhada (1/2 colher de café) é uma boa medida. 
Existe no mercado o gersal já pronto, mas o problema é que o gergelim vai perdendo seu valor nutritivo depois de moído e também vai oxidando dia a dia. Quando compramos pronto não sabemos há quanto tempo ele está moído e o prazo de validade costuma ser pequeno: a gente não consome tudo tão rápido. É melhor comprar a semente em grão e fazer uma pequena quantidade em casa: é muito fácil e assim garantimos estar aproveitando o melhor deste excelente alimento."

A receita é simples:
  • 2 colheres (sopa) de semente de gergelim (eu uso o gergelim preto da Vida Boa Produtos Naturais) 
  • 1 pitadinha de sal (uma pitadinha mesmo: pegue só um pouquinho de sal entre os dedos)

Como fazer: 
  1. Colocar o gergelim em uma frigideira antiaderente e dar uma leve aquecida (até começar a pipocar) para liberar o óleo que contém nas sementes. Balançar a frigideira sobre o fogo enquanto aquece, para aquecer bem lentamente todos os grãos. Não precisa esperar estourar todas as sementes porque senão acaba queimando o óleo que contém nelas, destruindo todo o potencial nutritivo e funcional. É só dar mesmo uma leve aquecida. 
  2. Triturar no liquidificador.
  3. Juntar a pitadinha de sal.  
  4. Colocar no saleiro de mesa. 
fonte: http://aventurasetravessuras.com.br/gersal-caseiro/


Nenhum comentário: