O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!

*criado em junho/2010

18.5.14

*97º - Fazendo compras no supermercado

Algumas vezes é inevitável, quando a gente vive na cidade. O papel higiênico, o vinagre usado na limpeza/banho/esterilização de alimentos, entre outras coisas que enfim, cabem a você.
O lance é: é possível fazer compras em supermercados de forma consciente?
É sim. Você precisa de um pouco de paciência e calma pra fazer suas compras sem se deixar levar por todas aquelas embalagens lindas, coloridas, os apelos dos "leve 2, pague 1" e os milhões de estratégias publicitárias pra pegar a gente pelo impulso.



Esse é mais ou menos o meu raciocínio quando preciso ir no super:

- Dica Importante: Não faça compras com fome! Parece engraçado mas, é real. A gente fica mais apressado pra terminar logo e acaba cedendo ao impulso que a fome dá. Vá alimentadinhx e dispostx!

- Organize suas compras pra ir uma ou duas vezes no mês ao supermercado.

- Combine com amigxs, vizinhxs, familiares e façam compras juntxs. Além de evitar o excesso de CO2 liberado, você faz compras com companhia e pode inclusive dividir algumas coisas que venham em quantidade que você sozinhx não dá conta!

- Faça a lista do que é essencial (e tente segui-la à risca). Vai ajudar a evitar os excessos.

- Pense bem no que você pode fazer em casa ao invés de comprar pronto. O pão? Precisa ser o da embalagem colorida? Será que não rola o feito na padaria da esquina ou mesmo em casa? O bolo? Não é mais gostoso encomendar um daquela vizinha que faz bolos deliciosos? Sucos de caixinha? Com um maracujá você faz um sucão! Os biscoitos, doces, entre outras coisas podem ser substituídos por doces caseiros, sequilhos artesanais, etc. Mudar o paladar também faz parte do processo.

- Perceba bem a quantidade das coisas que você compra para evitar desperdícios.

- Prefira os "atacadões" da vida. Coisas como azeite de oliva, óleos, o próprio vinagre, entre outras coisas podem ser compradas em galões. O que evita o consumo excessivo de embalagens, por exemplo e que você tenha que voltar ao super tão cedo.

- Leia rótulos. Veja a lista de ingredientes e compostos químicos de tudo. Localize a origem (prefira produtos nacionais ou mesmo produzidos em sua região). Enquanto você faz isso, você tem tempo pra repensar como substituir.

- Procure refis. Eles são produzidos com redução de embalagem, rotulação, etc.

- Deixe para comprar verduras, frutas, hortaliças na feira do bairro, nas cooperativas de produtores orgânicos, locais, na vendinha da rua. Você se aproxima mais da relação produtor x consumidor.

- Evite comprar coisas que venham em embalagens não recicláveis: bandejinhas de isopor, copinhos plásticos, potinhos de papel...Prefira as embalagens que você saiba como reaproveitar depois. Assim você reduz a quantidade de lixo produzido e não fica no desespero de saber como e onde levar!

- Ah! Não use a falta de tempo ou o fato de ter filhx pequenx pra comprar um bocado de porcaria. Assuma sua parada...mas, fazer uma forcinha, se adaptar, não vai fazer a melhor a ninguém ao não ser que você mesmx!

E boas compras!


Nenhum comentário: