O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!
Essa informação é importante pra você que usa muito óleo de cozinha ou mesmo pra que seja propagada em restaurantes e bares que você conheça. O descarte do óleo normalmente é feito de forma errada. Muita gente tem a ideia brilhante de jogar o óleo no vaso sanitário ou pia e deixar que ele contamine as fontes de água e o solo.
O ideal é separar esse óleo usado (que você pode ir juntando) e enviar para órgãos que se propõem a tratar ou reutilizar esse material.
Aqui em Salvador, o Shopping Piedade começa uma campanha de recolhimento desse material. Não vai te arrancar um braço ir num desses postos uma vez por mês, ou a cada 2 ou 3 meses e ir juntando o óleo num vidrinho, numa garrafa PET, num cantinho da cozinha ou da área de serviço!
Se sua disponibilidade é maior...vamos fazer sabão?!
ou assim:
Receita 1:
- 5 litros de óleo de cozinha usado; - 2 litros de água; - 200 mililitros de amaciante; - 1 quilo de soda cáustica em escama.
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Receita 2: com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado; - 2 litros de água; - ½ copo de sabão em pó; - 1 kg de soda cáustica; - 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.
Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.
Todo os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães