O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!

*criado em junho/2010

25.11.11

*54º - Aprendendo que a arte está na mensagem




Na ultima edição do Visio., Mauricio Santil trouxe para expor uns quadros feitos com retângulos de papelão cortados de caixas. Além disso usou pedaços de papel colorido, cola e caneta hidrográfica, tudo muito simples. O importante mesmo estava na mensagem que ele colocou de forma que qualquer um entendesse independente de língua, idade, escolaridade...

23.11.11

*53º - Enfeitando a casa pro Natal





se você ainda não conseguiu se livrar completamente do consumo das temidas bandejinhas de isopor, tente ao menos reutilizá-las (as redondinhas são mais fáceis e desperdiçam menos).
- use botões da coleção da sua mãe, da sua avó ou mesmo tente recuperar peças e pedir aos amigos que doem algum (isso traz até mais significado a sua guirlanda) - os meus eram de uma coleção antiga
- as fitas podem ser de presentes que você ganha. Não jogue elas fora. Reaproveite em presentes ou em outras coisas!

22.11.11

O que você sabe sobre o novo Código Florestal? Isso afeta a sua vida?


Por Luiza
Papiro, Papel, Pixel

Esse assunto é urgente e precisa de nossa atenção!
Estão propondo um projeto de Lei para substituir o código Florestal atual. Nada mal dar uma revisada nas nossas leis, o problema são as artimanhas da elite agropecuária, que está dentro do senado e da câmara, para conseguir explorar mais um pouquinho, derrubando mais um bocado de mata.

Informe-se, antes de qualquer coisa, lute por algo que você sabe minimamente a respeito, é melhor do que ir pela cabeça dos outros e virar uma massa acéfala de manipulação.

Pra quem, como eu, tem dificuldade em entender esses termos, eu tentei aqui fazer um resumo e explicar umas noções básicas. Como não sou especialista na área, posso ter me equivocado na interpretação da Lei. Quem quiser, seria ótimo mais olhares sobre a letra da Lei: [lei 4771 de 1965] - [relatório do novo código florestal]

Conceitos:

  • APP (Àrea de Preservação Permanente): A Lei obriga a preservação de áreas ao redor das nascentes, nas matas ciliares, topos de morros e encostas mais íngremes que 45º. Essas áreas são chamadas APP.
  • Reserva Legal: A Lei obriga o proprietário a ter uma percentagem da área da propriedade conservada.

#Mudanças na Reserva Legal: No novo código, pode-se incluir as Áreas de Preservação Permanente no cálculo da Reserva Legal, o resultado é que o proprietário teria margem da Lei para desmatar mais. (ver relatório, artigo 14, especialmente parágrafo 2.)

#Mudanças na APP: no novo código eles mantém o tamanho da APP no leito dos rios com a mesma porcentagem, porém, ao invés de contar a área de preservação a partir da área do leito cheio, estão contando a partir do leito regular (época mais seca do rio), ou seja, a área de proteção será diminuída. (ver relatório, inciso I, art. 4.)

#Regularização: Foi criado o que eles chamaram de "programa para conversão das multas" -- para pequena propriedade familiar e propriedades rurais até 4 módulos fiscais (medido em hectares) [?] -- que converte a multa em (Parágrafo 9 do art. 41) "serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente". O objetivo aqui é facilitar a regularização ambiental (Parágrafo 5. art. 59). O problema é que, deixa impuneuma série de crimes ambientais cometidos ante de junho de 2008.
#Topos de morros e montanhas: muda a definição da APP em topo de montanha ou morro.
Resumindo os cálculos, para ser definida como APP, a montanha deve ser mais alta e mais inclinada que para os parâmetros da lei atual. Ou seja... mais topos de montanha poderão ser desmatados. (ver relatório, inciso IX, art. 4.)


Convoco todos a unirem-se para mostrar que a sociedade civil está atenta e é soberana!

Quem for de Salvador, comunique-se, em breve ação nas ruas para debater o novo código e chamar a atenção da sociedade sobre o tema!


Compartilhem informação;
Comuniquem-se com seus candidatos;
Vão às ruas!

Quem cala, consente.

links:
www.florestafazadiferenca.org.br
www.sosflorestas.com.br
www.estadao.com.br/noticias/vidae,entenda-a-polemica-do-novo-codigo-florestal,775440,0.htm
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/11/21/relatorio-de-jorge-viana-sobre-no-codigo-florestal-converte-multas-em-atividades-de-protecao-ambiental.jhtm




10.11.11

*52º - Embalagem retornável para ovos!



Na vendinha da vizinhança dá pra comprar os ovos fresquinhos e pode reciclar a embalagem. Como essas não são muito duráveis, compramos uma caixinha fofa (infelizmente de plástico comum) que vai durar mais e vai fazer várias comprar de ovos na banquinha! Procure na sua vizinhança ou no seu caminho pro trabalho, as feiras e vendas. Elas te permitem esse tipo de atitude: levar seu próprio recipiente para receber as compras!

*51º - Bucha Vegetal!


Dura até seis vezes mais e é biodegradável. Lava tão bem quanto a artificial, é de fácil higienização!
Adeus buchinhas amarelas!

ATENÇÃO
 Observamos uma coisa: a bucha vegetal não é muito funcional em limpezas mais pesadas de panelas . Tenha então, uma bucha comum só para isso. Qual a diferença? Ela vai durar muito mais tempo e ao invés de  60 buchas por ano, você vai mandar pro lixo menos da metade disso.

*50º - Festa "verde"





Fazer sua festa, comemoração, celebração gerando zero lixo ou o mínimo de descarte possível não é um bicho de 7 cabeças. É muito possível encontrar descartáveis de pouco uso em materiais totalmente biodegradáveis (ainda são caros mas, são uma alternativa) ou ainda, utilizar utilitários permanentes da sua casa, emprestados ou mesmo pedir que seus convidados colaborem trazendo seus próprios copos/ canecas, talheres, pratos (Se você estiver montando a casa e gostar da ideia, peça aos convidados que deixe seus kits como presente de casa nova!).
Além disso, além disso, pense na comida que vai servir (procure frutas e verduras da estação) , na bebida (o quanto você pode economizar fazendo coisas caseiras - ou pedir que os convidados tragam suas especialidades, evitando assim a compra e o descarte de muitas caixinhas, bandejas de isopor, forminhas de plástico, papel ou outros descartáveis).
Você que acha que é um trabalho enorme, exaustivo ter que lavar louça versus a praticidade de jogar um copinho no lixo, pare só um pouquinho para pensar se vale mesmo o impacto a médio e longo prazo. ;)