O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!

*criado em junho/2010

6.1.12

*59º - KIT VIAGEM



A temporada de viagens chegou e por aqui, os destinos preferidos são as praias e o mato. Litoral Norte, Chapada Diamantina, Itacaré...Nossos paraísos explorados pelo turismo indiscriminado (esse negócio de Ecoturismo é meio duvidoso). Você quer conhecer esses lugares? Costuma ir? Então comece a repensar as pegadas que você deixa ao visitá-los.
O primeiro passo é lembrar da água. As cachoeiras e praias lindas que você, com certeza, vai querer levar seus filhos, sobrinhos, netos pra tomar um banho um dia.
Tudo começa ao fazer a mala: Lembre-se de trocar seus produtinhos de beleza por coisas básicas e (realmente) biodegradáveis, de origem vegetal, sem alumínio, chumbo, etc.

shampoo orgânico da Éh Cosméticos é 100% orgânico, tem extratos naturais de Cassi e Noni. Ele é livre de teste em animais ou componentes petroquímicos e possui ação natural antioxidante e hidratante. Valor: 22,80 reais

Protetor Solar de Edelweiss (FPS 20) tem filtro de proteção contra raios ultravioletas de origem mineral, não tem aditivos sintéticos como corantes artificiais ou conservantes, e conta com produtos naturais para ajudar o bronzeado. Valor: 31,20 reais
- Não tome banho com sabão ou shampoo nessas fontes de água. Nenhum peixinho tá afim de fazer bolinha de sabão, acredite!
- Não entre no rio ou mesmo no mar bezuntado de óleo ou até protetor solar ou de cabelos. Espere a pele absorver e deixe pra tratar os cabelos depois do banho (ou mesmo só com água de coco, é um ótimo hidratante).
- Use citronela como repelente.
- Reduza o tamanho da sua mala. Se for de carro, quanto menos peso, menos liberação de CO2. Escolha roupas leves, sem muito tingimento (caso você queira lavá-las, eles não vão liberar tinta na rede de esgoto ou outras fontes).
- Leve um livro e deixe seus Ipads, Ipods, celulares, mp3 e tudo que exija o uso de energia ou pilhas em algum momento. A câmera fotográfica carregada e com bateria extra.
- Desligue o ar condicionado e aproveite a brisa. Respire um pouco.
- Lembre-se que em alguns lugares pequenos, a sobrecarga de energia pode gerar falta de luz na cidade e prejudicar os locais.
- Utilize serviços e consuma produtos locais, isso faz, de fato, gerar renda ao local.

E faça sua viagem deixar apenas boas lembranças!


Fontes:
http://www.weleda.com.br


Nenhum comentário: