Bom, eu já não era muito adepta de frequentar salões de beleza e sempre tive muita preguiça de fazer as unhas com frequência. Depois de descobri o impacto dos esmaltes na saúde e no meio ambiente (a quantidade de metais pesados como chumbo, além de parabenos, toluenos e outros enos, são grotescas)...aí então eu larguei mesmo de mão (trocadilho involuntário. juro!). A beleza das mãos também pode ser natural!Rola fazer uma graça de vez em quando mas, não seguindo uma ditadura de beleza industrial.
Além disso, uma coisa que sempre me intrigou: quem usa um esmalte até o final? Ninguém! Ou pelo menos, eu não conheço ninguém que não seja manicure, usar!
Mas, aí veio uma novidade pra quem não consegue viver sem uma corzinha nas mãos, que talvez seja de menor impacto.
Sem querer fazer marketing de empresa mas, quem faz alguma coisa bacana, deve ser divulgado também, né?
A GRANADO lançou uma linha de esmaltes livre de toluenos, parabenos, formaldeído e outros.
Além disso é uma empresa que busca eliminar das fórmulas de seus produtos corantes e fragrâncias artificiais e garante que seus produtos não são testados em animais. Tem cuidado com a produção de embalagens que levam o selo FSC.
São um pouco caros. Mas, eu sou da filosofia que vale o investimento quando você sabe o valor final do produto.
É só repensar: quantos vidrinhos de esmaltes você precisa? Quanto dele, você usa de fato? O excesso de embalagem? A empresa tem responsabilidade pela produção e pelo descarte? Quanto esse produto afeta sua própria saúde?
Enfim. Esse é o meu raciocínio básico de consumo.
#repense